Translate

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Aprenda a modificar seu próprio transformador

Volto a falar sobre transformador por ser a parte mais cara na montagem de um amplificador de áudio.
Desta vez fiz uma explicação em vídeo explicando como modificar o autotransformador. O esquema é o mesmo mostrado no post anterior sobre transformador, que consiste em desenrolar a metade da bobina do autotransformador deixando a outra metade sem mexer para servir de primário com 110 volts e dobrar o fio desenrolado ao meio e enrolar novamente deixando um center tape na metade desse fio. Segue abaixo algumas fotos e o link do vídeo ensinando a fazer a modificação.


Transformador antes da modificação
                                
 Retiradas as tampas laterais
 Retiradas as lâminas de ferro-silício


 Bobina original ainda enrolada antes da modificação
 Transformador finalizado com primário de 110 volts e secundário de 24-0-24 volts e 5 amperes de corrente




Clique aqui e veja o vídeo com a explicação

30 comentários:

  1. Ola amigo, eu também desde de criança gosto dessa área de eletronica, sendo que até hoje não tive a oportunidade que vc teve, e queria saber se vc pode me dar algumas dica sobre transformador. Eu tou querendo montar um som pra mim mesmo e tou precisando de um transformado de 12v e 100A, queria saber que lâmina usar, como também qual a espessura de fio no primário e no secundario, e quantas espira no P e S? meu email é jecionesaraiva@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 100 Ah é muita corrente, que amplificador esse transformador vai tocar? Existem programas que calculam número de espiras, bitola do fio e tamanho do núcleo, mas eu prefiro modificar esses autotransformadores, fica mais barato é mais fácil por usar o próprio fio e fica extremamente confiável. Qualquer coisa entre em contato. Abraço.

      Excluir
  2. Tenho alguns pequenos projetos,e gostaria de ter este esquema para realizar as medições, você poderia me passar ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ismael, esse tipo de modificação não tem esquema, é só fazer o que explico no vídeo que vai ser diferente de um trafo para outro. Qualquer coisa entre em contato que te dou uma força.

      Excluir
    2. ESTE CARA VENDE UM PROGRAMA QUE FAS OS CALCULOS AUTOMÁTICOS DO TRAFO, http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-754339923-planilha-calculo-de-trafo-automatica-_JM

      Excluir
  3. Poxa vida, estou procurando um autotransformador queimado de 2000VA ou mais,para fazer um 110v - 56+56v mas ta difícil em hehehe já to quase partindo para uma fonte chaveada :(

    ResponderExcluir
  4. Se vc tiver a chance de fazer uma fonte chaveada, dependendo para o que vc for usar, é muito melhor que o transformador, esse do artigo já é muito pesado, imagine um de 2000VA. Qualquer coisa entre em contato.

    ResponderExcluir
  5. é para tocar um amplificador, não sei se fontes chaveadas aguentam bem o tranco de um amplificador, esse é meu medo hehe

    ResponderExcluir
  6. Amigo tenho um trafo de 220 e saida 24v . como fasso para transformar ele para 220 33+33v ?

    ResponderExcluir
  7. Quantos amperes é a saída do seu transformador? Vc precisa de quantos amperes de saída em 33-0-33? Para elevar ele de 24 para 66 volts vai perder muita corrente, será que vale a pena?

    ResponderExcluir
  8. eu tenho outro transformador de estabilizador. tem como modificar so o secundario para ele ficar entre 25-0-25 a 33-0-33 por no minimo 4 amperes ? se tiver me ajuda ae com as dicas. e eu queria saber como fazer o errolamento dessas duas tensões no secundario para ficar 3 fios. sou meio leigo nesse assunto mais sei mexer com eletricidade. obrigado

    ResponderExcluir
  9. o transformador e de estabilizador de 300 va entrada 110/220 saida 110

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcneto me chamo Ismael e estou começando a me enveredar por esta área fascinante da eletrônica baixei e imprimi os arquivos e lista de componentes de um amplificador que vc mesmo construiu. Porém me perdi em tantas pesquisas e agora preciso calcular um trafo exatamente com estas medidas 22-0-22 com 5 amperes para alimentá-lo contudo gostaria de algo mais compacto. Como faço os cauculos bitola dos fios,sugestão de modelo de sucata que eu possa reutilizar, citio de pesquisa etc. desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acima tem o link para o vídeo onde explico como calcular, assiste ele lá e caso continue com dúvidas entre em contato.

      Excluir
  11. Gostei demais. Pois tenho varios auto transformadores e vou tentar fazer outros de 12v etc.felipe

    ResponderExcluir
  12. Cara valeu muito essa sua explicação. Vou usar transformadores de nobreak e modifica-los.
    felipe

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, qual o amplificador ideal a ser usado no Amplificador caseiro com TDA7294 (https://www.youtube.com/watch?v=aZvOAw95zFo) Qual o diagrama de circuito e o esquema do equaizador? email: lorenzoarcanjo@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. amigo te acompanhei la no YouTube mas tenho muitas duvidas ainda eu tenho um transformador de micro system. tem como modificar só o secundário para ele ficar entre 12-0-12 no mínimo 5 amperes queria desenrolar todo secundário e aproveitar o primário, se tiver me ajuda ae com as dicas.

    ResponderExcluir
  15. Isso vai depender de vários fatores. Quantos volts e quantos amperes é o secundário dele. Me passe essas informações que te falo o que dá pra fazer.

    ResponderExcluir
  16. Ola Amigo eu Roberto Pereira, tem um transformador de entrada 220 com saida 110
    quero saver se eu desebrrolar o secudario que e 110 se re em rolar para 12 vots.
    Obrigado.
    Email. robertopereira3@hoymail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No youtube procure por um perfil chamado MARC3586, é minha conta com meus vídeos, lá eu tenho um vídeo ensinando fazer isso. Abaixo da última foto tem o link desse vídeo.

      Excluir
  17. Olá Marcneto, boa tarde!

    Gostei do seu projeto.
    Tenho um autotrafo de 3000 VA .Gostaria de transformalo para: entrada 127 V e saida 25-0-25 V. Você poderia me enviar um passo a passo para o email, mecanicoindustrialpa@gmail.com ,pois, ficou meio convulso só com as imagem.

    Agradeço o apoio.

    Att.Diego

    ResponderExcluir
  18. ola amigo, eu me chamo fabio e gostaria de saber se pode me ajudar modificar um trafo chooper daqueles de fonte atx para um normal para que eu possa utilizalo em um projeto de uma fonte.

    ResponderExcluir
  19. fiz um mais saiu 56 v no segundario por 15 ampere ...

    ResponderExcluir
  20. olá amigo parabéns pelo trabalho , sera que vc poderia fazer um vídeo mais detalhado de como modificar um auto transformador, pois sou leigo e estou tendo muita dificuldade desde agradeço..

    ResponderExcluir
  21. bom dia amigo ,eu tenho um transformador de estabilizador como faço para modificar para 22-0-22 com 5 amperes tem jeito de fazer
    desde já agradeço luiz

    ResponderExcluir
  22. como posso modificalo par\a ficar a saida de 12v e 60a?

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Estou aqui pedindo a gentileza se possível for que me esclareça uma duvida que acompanha este aposentado aqui e a alguns companheiros meus de xadrez (jogo de tabuleiro), após dar uma olhadinha no vídeo que esta no link que lhe mandarei, gostaria que se possível me respondesse no meu email (gemne@hotmail.com).
    1º É um autotransformador ou Transformador?
    2º Como funciona ?
    Link:www.youtube.com/watch?v=CJOj-FaVvPo
    Convidarei o Sr. para o churrasco se ganhar a aposta

    ResponderExcluir
  24. vou hoje mesmo comprar um tranformador em uma loja de material elétrico sp tem ótimo custo benefício!

    ResponderExcluir