Translate

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Transmissor de FM com transistor BC337

Neste post mostro um pequeno transmissor de FM de fácil construção e bom resultado.
Com poucos componentes e uma placa bem pequena é possível montar um transmissor de FM de curto alcance e mesmo o BC337 não ser específico para essa finalidade o resultado é muito bom. É interessante para quem precisa de algum projeto para conclusão de curso, queira descobrir como funciona um transmissor e para quem queira tocar as músicas do computador ou outro dispositivo de áudio a distância sem fio. Abaixo segue algumas fotos dele e o esquema elétrico também.


Lado dos componentes


Lado das trilhas, os fios preto e amarelo que estão na mesma trilha são o terra da bateria e da entrada de áudio, o fio vermelho é a entrada de áudio e o outro fio amarelo que está sozinho em uma pequena trilha é a alimentação + da bateria.


Esquema do transmissor.


Clique aqui e assista o vídeo do transmissor

111 comentários:

  1. Respostas
    1. Minhas montagens são apenas hobby, mas se quiser eu posso ajudar você a montar o seu.

      Excluir
    2. AI AMIGO EU TENHO MUITO INTERESSE EM SABER SE EU NAO TIVER O BC 337 POSSO TROCA POR OUTRO COMPONENTE

      Excluir
  2. qual e a voltagem para a alimentação ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar entre 9 e 12 volts, mas para cada tensão será necessário um ajuste diferente.

      Excluir
    2. Fiz um mais não funcionou, será o que houve?

      Excluir
  3. Achei Super Bacana Seu TFM, Gostaria De Saber Onde Eu Posso Encontrar O Material Necessario Pra Montagem. Agradeço Desde Ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer loja de componentes eletrônicos você encontra os componentes necessários para a montagem.

      Excluir
  4. Ow, Você Poderia Me Passar O Nome Dos Componentes Ai. Vou Querer Montar Um Pra Mim.... o.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No esquema tem o nome e o local de todos os componentes na placa, é a terceira foto, baixa ela que lá tem até o desenho das trilhas da placa.

      Excluir
  5. boa tarde amigo senpri fu entereçado en comunicaçao e queria monta uma radiacom meu proprio trasmisor e queria sa como posso estacria um com um alcaci de mais ou menos 1000metro e se tem como vc mim ajuda entre en contato comigo pelo fece ou skype edesiocarvalho2011 ou no meu r7 edesiolino30@r7.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para um alcance desse é preciso outro esquema, geralmente com 2n2218,
      http://www.te1.com.br/2008/12/transmissor-de-fm-potente-com-2n2218/#axzz2cYW0cZpE

      Excluir
  6. boa tarde amigo senpri fu entereçado en comunicaçao e queria monta uma radiacom meu proprio trasmisor e queria sa como posso estacria um com um alcaci de mais ou menos 1000metro e se tem como vc mim ajuda entre en contato comigo pelo fece ou skype edesiocarvalho2011 ou no meu r7 edesiolino30@r7.com

    ResponderExcluir
  7. Marcneto aqui esta um bom projeto e barato pra você montar, to querendo montar ele tambem: http://www.te1.com.br/2012/02/circuito-amplificador-audio-subwoofer-bridge-tda2030-ne5532/#axzz2cviBBQCh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um bom projeto, inclui pré amplificador e é 2.1, mas pela potência ele vai servir para assistir um filme ou coisa assim, se quiser ouvir música com uma batida forte vai precisar de mais potência. Eu to finalizando a montagem de um sistema 2.1 de 400 Watts RMS, esse sim bate forte, mas esse que você mostrou o link é muito bom sim. Se tiver dúvidas entre em contato.

      Excluir
    2. Marcneto, montei o amplificador que falei eu ia estanhar que nem você ensina eu comecei ai parei por que pensei que nem ia funcionar da um joinha lá. Parabéns pelo site.

      Excluir
    3. http://www.youtube.com/watch?v=5AcQ1rZA4eM

      Excluir
    4. Vi seu vídeo lá e comentei ele, ficou muito bom e que esse sirva de impulso para continuar montar outros amplificadores.

      Excluir
  8. qual e marca boa de solda (estanho) que tem no mercado ?

    os resisto tem que ser de 1/4 watss ou pode ser mais ou menos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os melhores são o BEST e COBIX, a diferença é que o BEST custa quase o dobro do preço, eu só uso o COBIX e nunca tive problemas. O resistor pode ser de 1/8, mas prefira de 1/4.

      Excluir
  9. O resisto que tem no transmissor fm o 470r ou é 470
    posso colocar 470 ou 470r qual a diferencia entre eles ?

    o transisto bc337 pode ser qual quel bc 337 quual o modelo so seu transisto ?

    vlw seu blog e muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resistor de 470 e 470R é a mesma coisa. Até 999 Ohms usa-se o R para identificar o valor, por exemplo: 3,3 Ohms se diz 3R3, 680 Ohms se diz 680R o R serve como vírgula, de 1000 até 999.999 se diz K, por exemplo 22.000 Ohms se diz 22K, 2.200 Ohms se diz 2K2 o K serve como vírgula e a mesma regra se aplica para valores acima 1.000.000 de Ohms quando se usa a letra M. O transistor basta estar escrito BC337 que pode ser usado sem medo.

      Excluir
  10. desculpa pergunta mais quanto centímetro precisa a antena do transmissor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos 25cm, usei aquele fio de cobre que tem por dentro de cabos coaxiais.

      Excluir
  11. como vc fura a placa ?
    vc imprimir circuito impreso ou fez a trila ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso uma broca de 1 mm e uma furadeira comum. As trilhas desse circuito eu desenho na mão, se o circuito for grande com muitas trilhas eu imprimo.

      Excluir
  12. Olá, gostaria de saber quais seriam as alterações no circuito caso a voltagem de alimentação seja 12v? e se a voltagem foi 9v?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alimentar ele com 9 ou 120 volts não será necessária nenhuma modificação no circuito, talvez você precisará ajustar novamente a posição do trimmer para continuar transmitindo na mesma frequência.

      Excluir
  13. Ola! Eu montei usando uma placa ilhada e segui todos os passos do seu projeto, porem não funcionou! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse transmissor é um dos mais fáceis que montei, se quiser algumas dicas me passe seu email que eu entro em contato.

      Excluir
  14. o trimmer tem lado positivo(+) e negativo (-) ou tanto faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trimmer não é polarizado, pode ser ligado de qualquer lado.

      Excluir
  15. vc raspou o cobre da placa

    ResponderExcluir
  16. Ola! Dessa vez fiz o transmissor usando fio rigido ao invés de uma placa ilhada e deu certo, porem c/ fonte bem retificada deu muito ruido. Já com uma bateria de 9v ficou bem melhor, só que fica dando uma especie de pulso de fundo na trasmissão de 2 em 2 segundos mas o áudio esta ótimo só esse pulso que encomoda um pouco. Uma coisa que não entendi e que com a bateria de 9v em pé a trasmissão não fica boa, já com a bateria deitada fica bem melhor. O que pode ser ?

    ResponderExcluir
  17. Transmissores de FM são muito sensíveis, uma fonte que eu usei e ficou melhor que a bateria foi essa ajustável que tem aqui no blog, ela é regulada por CI, por mais que retifique uma fonte comum, ela sempre vai dar ruído. Se a bateria tiver perto do transmissor ela pode interferir da mesma forma de vc colocar o dedo perto dele. O que vc tá usando como fonte de áudio para ele? Será que não é de lá que vem esse pulso.

    ResponderExcluir
  18. Olá! O Problema com a bateria em pé / deitado com ruidos eu consegui resolver trocando o capacitor de 1uf x 50v pelo de 10uf x 50v e troquei também o transistor BC337 pelo BC547. Funcionou bem melhor com esta configuração. Fica ai a dica, vlw!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno e pelas dicas, vou fazer testes com essas modificações.

      Excluir
  19. Ei cara! Eu montei,porem eu não funcionou,e assim tenho algumas perguntas: O trimmer tem polaridade? E eu percebi que na imagem 3 o transistor esta C B E mas na imagem 1 da sua placa esta E B C, e eu montei de acordo com a imagem 3. Bom, me diga se tem mais algo p que possa estar errado,pf. Bom eu espero respostas nesse site,mas se nao der o meu email é jvgaoi@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  20. O trimmer não tem polarização, pode ser soldado de qualquer lado. O lado do transistor está correta nas duas imagens, tanto na imagem 1 como nas imagens 2 e 3 a ordem é C B E da esquerda para a direita. Confira as trilhas e os componentes. Qualquer coisa entre em contato novamente. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ei cara, continua do mesmo jeito,dava pra vc entrar em contato comigo pelo face? pois eu queria enviar fotos dele,e ver se vc conseguia encontrar o erro. link pro meu face:https://www.facebook.com/jvgaoi.louco

      Excluir
  21. ei cara, continua do mesmo jeito,dava pra vc entrar em contato comigo pelo face? pois eu queria enviar fotos dele,e ver se vc conseguia encontrar o erro. link pro meu face:https://www.facebook.com/jvgaoi.louco

    ResponderExcluir
  22. olá tudo bem? cara curti seu transmissor vc pode me ajudar a montar um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O esquema está bem explicado nas fotos acima, é só baixar e seguir o esquema que não tem erro. Se tiver dúvida entre em contato.

      Excluir
  23. Oi, sera q vc porguenteleza poderia me informar quais sao os materiais nessesarios, por escrito, envie para o email dj.eduard28@gmail.com
    Obrigado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pode me dizer tb se posso usar uma bateria de menor voltaguem, especificamente de 3-6 v sem problemas...

      Excluir
    2. A e mais uma coisa, quanto e a sai +/- o orsamento???

      Excluir
    3. Eu enviei o esquema pra vc. O ideal é trabalhar entre 9 e 12 volts. Vc vai gastar de 5 a 8 reais dependendo da loja que vc comprar.

      Excluir
  24. Esse transmissor pode ser usado na usb do pc e na saida de audio tambem do pc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso ele na saída de fone do PC tbm, na saída USB seria para alimentar ele? Se for não dá pq lá é 5 volts.

      Excluir
  25. cara tem como me dizer a numeração dos capacitores ceramico e seu valor ? tenho dezenas e dezenas de placa onde tiro minha peças para usar mas me confundo as vezes com a numeraçao dos capacitores pk tem varias siglas e numeros . tipo me diz se um determinado capacitor se posso encontrar ele com o numer 104 , 103 . tipo aassim saka ? pk as vezes tem qe fikar convertendo tabela de valores e erro nisso :P si puder deixar o numeros deles fika mais facil agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei esse tutorial, dá uma olhada nele:
      100 = 10pF ou 0,01 nf
      101 = 100pF ou 0,1 nf
      102 = 1nF ou 1000 pf
      103 = 10nF ou 10000 pf
      104 = 100nF ou 100000 pf
      105 = 1000nf ou 1 uf
      200 = 20 pf ou 0,02 nf
      201 = 200pf ou 0,2 nf
      202 = 2nf ou 2000 pf
      203 = 20nf ou 20000 pf
      204 = 200nf ou 200000 pf
      205 = 2000nf ou 2 uf
      300 = 30pf ou 0,03 nf
      301 = 300pf ou 0,3 nf
      302 = 3nf ou 3000 pf
      303 = 30nf ou 30000 pf
      304 = 300nf ou 300000 pf
      305 = 3000nf ou 3 uf

      Excluir
  26. Quais modificações eu deveria fazer para trabalhar em 9V?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa de modificações para funcionar em 9 volts, talvez só um reajuste no trimmer.

      Excluir
  27. Olá amigo, não estou achando o trimmer de 3 a 30 pf para comprar,o trimmer rosa que voce utilizou não seria de 4,2 a 20pf???
    tenho um de 2,7a 10pf e outro de 5,2 a 30pf...
    posso utiliza-los?
    obrigado

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, gostei muito do seu projeto, seria possivel o transmissor enviar sons de um microfone?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível, para isso vc tem que polarizar o microfone com um resistor. Pode usar o trimmer de 0-40 sem medo.

      Excluir
  29. ola, nao consigo encontrar um trimmer de de 03-30, poderia utiilizar um de 03-40?

    ResponderExcluir
  30. Nao tenho trimmer. Da para substituir o trimmer por outro componente? Quero ligar ele no carro por USB de 12v e ligar uma antena direta na antena do rádio para dar menos interferência. Vai dar certo?

    ResponderExcluir
  31. Vc pode usar um capacitor cerâmico de 10pF no lugar do trimmer e fazer o ajuste afastando ou aproximando as espiras da bobina, vai dar muito mais trabalho, mas funciona. A alimentação feita pela bateria do carro vai causar ruído devido ao funcionamento de outros componentes do carro e ele não pode ser ligado direto, a antena pode ficar perto mas não encostada.

    ResponderExcluir
  32. Olá, tem como você me ajudar a montar o meu transmissor! Queria um para transmitir até 10 KM, será possivel. Me passa seu facebook para a gnete conversa, obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Um transmissor com essa potência não é tão simples de montar e vc também precisará de licença a ANATEL para usar ele. Procure no facebook por Eletrônica Agora.

    ResponderExcluir
  34. Cara muito maneiro. Parabéns! eu faço eletrônica e nunca fiz um transmissor desses. Agora rapaz, ele me parece um transmissor AM. Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem uma aparência um pouco estranha pelo pouco de componentes usados, mas funciona muito bem em torno de 88Mhz.

      Excluir
  35. Cara diz quais os conponetes que devo usar ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo acima tem fotos dele e do esquema, lá vc tem todos os componentes.

      Excluir
  36. gostei Muito do seu projeto parabéns, me diz qual a dimensão da placa?

    ResponderExcluir
  37. quantos metros ele faz com 6V?

    ResponderExcluir
  38. Minha duvida e na montagem da placa

    serve com uma placa furada?

    ResponderExcluir
  39. Acredito que sim, eu sempre usei placa desenhada e corroída com percloreto de ferro.

    ResponderExcluir
  40. ola amigo,achei interessante seu transmisor, tem como fazer um com alcance um pouco maior, uns tres quilometros, é que moro numa fazenda e essa é a distancia do curral onde trabalho pra casa, quais conponentes mudam???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para um alcance desse, talvez será preciso licença a ANATEL, não compensa vc comprar um rádio comunicador? Não é caro, esse esquema meu é bem simples e não é muito estável, é mais uma experiência para entender como funciona um transmissor.

      Excluir
  41. Ola amigo, eu montei esse esquema mais não tou conseguindo sintonizar ele, me da uma ajuda como posso resolver meu problema. Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me envie fotos detalhadas dos dois lados da placa. marcneto125@hotamil.com

      Excluir
    2. Blz. ;) vou manda!

      Excluir
  42. Boa noite amigo, gostaria de executar esse projeto com uma alimentação via USB 5V / PC e não a de 9V ou 12V. Dúvida, seria possível? precisaria trocar algum componente específico ou da pra fazer com esse descritos no projeto original

    ResponderExcluir
  43. QUE TIPO DE PLACA É ESSA USADA NO ESQUEMA DO TRANSMISSOR?

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde,
    Gostava de saber se o capacitor de 10pf tem de ter essa capacitancia ou pode ser outra e se se pode usar outro transistor e se sim, qual. Também não consigo identificar o trimmer, não percebo como é que se sabe que tem 30 pf, será que me pode ajudar?

    Obg

    ResponderExcluir
  45. alguen sem ser o criador deste belo projeto já fez esse projeto e prestou

    ResponderExcluir
  46. eu gostaria de fazer esse projeto muito bacana mais eu ainda não entendi esses espaços / que não estar conectado um au outro

    ResponderExcluir
  47. Que fio eu uso pra fazer a bobina?

    ResponderExcluir
  48. Iaew! no lugar do 337 pode-se usar um BC547?

    ResponderExcluir
  49. O problema desses projetos de rádio é que não dá pra verificar o funcionamento, tem que construir às cegas, não dá pra testar na ProtoBoard, Mas vou verificar, parece um projeto sincero, se funcionar o desenvolvedor do circuito tem os meus parabéns!

    ResponderExcluir
  50. Amigo, você saberia me informar se um rádio digital consegue captar o sinal transmitido por esse transmissor ?

    ResponderExcluir
  51. Eu fiz um desses e funcionou perfeitamente.. Com alcance de 200 metros aproximadamente. É bem simples... Caso necessite de ajuda contate pelo whats: 088 99819-4025. Estarei disposto a ajudar. E parabens ao criador do blog, muito bom.

    ResponderExcluir
  52. Ola amigo, eu montei um transmissor seguindo o esquema do seu mas ele pega frequencia muito puca distancia ai estou pensando em trocar o transistor e colocar um mais forte de (2n3866) sera se vai ficar boa

    ResponderExcluir
  53. Révelt Alencar vou pegar seu zap manda foto do seu por favor sim

    ResponderExcluir
  54. rapaz gostaria de saber se tinha como vc mim vender um transmissor desse ?

    ResponderExcluir
  55. rapaz gostaria de saber se tinha como vc mim vender um transmissor desse ?

    ResponderExcluir
  56. rapaz gostaria de saber se tinha como vc mim vender um transmissor desse ?

    ResponderExcluir
  57. tem como modificar pra invez de transmitir fm transmitir audio e video tv

    ResponderExcluir
  58. O que acontece se eu nao colocar o resistor 27k

    ResponderExcluir
  59. O que acontece se eu não usar o resistor 27k?

    ResponderExcluir
  60. Você poderia míenvia o esquema du transmissor. Perfumariabrazil83@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Show! Funciona bem. Montei sem antena mas ta funcionando com alcance e qualidade bons

    ResponderExcluir
  62. bom dia eu sou franscisco ramos ,,da radio web educadora goias ,,,,http://radiowebeducadoragoias.com.br/ eu posso osar isso air pra minha radio ,,,,,so que eu nao consequei faz a montagen,,,,,,https://www.facebook.com/,,,,frankyramos601@gmail.com

    ResponderExcluir
  63. Muito show... Perfeito para um projeto de transmissão de áudio sem fio.
    A propósito... Tem algum projeto de um receptor desse áudio... Com essas dimensões???
    Um abraço, e parabéns pelo belo projeto.

    ResponderExcluir