Translate

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Transformador caseiro 22-0-22 volts.


Transformador caseiro 22-0-22 volts.
Modificando autotransformador para transformador comum. A montagem de um amplificador de áudio requer um bom transformador para alimentar a placa de som e um transformador desse tipo pode ser a parte mais cara do projeto.
Depois de muito sofrer com esse problema, aprendi como modificar autotransformador em um transformador para placa de som que pode ser montado com tensão de 20-0-20 até 35-0-35 ou mais e decidi compartilhar isso aqui no blog. O autotransformador funciona com apenas uma bobina de 220 volts com um center tape, sendo que uma das pontas da bobina é comum no lado 110 quanto no lado 220 volts, então a ponta comum junto com o center tape forma o lado 110 volts e junto com a outra ponta forma o lado 220 volts do autotransformador. O que deve ser feito é desmontar toda a ferragem do autotransformador e depois desenrolar a bobina até chegar no center tape, ali tá feito o primário do transformador somente em 110 volts, depois de desenrolado é preciso isolar com fita crepe para não ter contato elétrico entre primário e secundário. O secundário será enrolado com o próprio fio retirado da primeira metade da bobina desde que esteja em boas condições, caso contrário será necessário a substituição por fio novo. Como será baixada a tensão e aumentada a corrente do secundário, dobre o fio no meio e depois de dobrado encontre a metade do fio mas não dobre, apenas marque com um pedaço de fita. Comece a enrolar o secundário contando as espiras e quando tiver faltando mais ou menos 10 cm da fita que marca o meio do fio puxe o center tape do secundário e enrole a mesma quantidade de espiras para terminar o enrolamento do secundário. Agora é só remontar o transformador e fazer os testes. Caso apareça alguma dúvida deixe um comentário que será respondido. Segue abaixo algumas fotos da modificação.

Transformador queimado pronto para ser desmontado.


Transformador desmontado e começando desenrolar a bobina.


Primeiro teste, 22-0-22 volts e corrente acima de 10 amperes.




9 comentários:

  1. boa noite márcio tenho um trafo de estabilizador da pra fazer um de 29+29 5a
    me ajuda ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACHO Q nao! o de estabilizador ele e um q tem varias bobinas em 115, 120, 110! ai tem q desenrolar ele todo e refazer pra tensao desejada

      Excluir
  2. ele pega o lado de 220V desenrola e faz novo enrolamento com esse fio! entao o transformador fica em 120V!

    ResponderExcluir
  3. tenho um de estabilizador de 1000va onde o primário dele esta em curto estou pretendendo fazer um trafo de 18 0 18 para alimentar um amplificador.

    ResponderExcluir
  4. Amigo como eu Fasso pra enrolar o segundario do trafo de microondas com 90+90???
    lojamgto@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Amigo como eu Fasso pra enrolar o segundario do trafo de microondas com 90+90???
    lojamgto@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. amigo como faço o enrolamento primario de microondas pra 110 220, quantas expiras e awg do primario, fiz uma fonte com o primario original e esquenta DEMAIS, OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. olá boa noite amigo eu tenho um autotransformador igual a esse seu só que ele é de 1500va um lado é 220w ou lado 127w só aqui onde moro é 220 como eu faço pra deixar o primario com entrada 220 e saida de 55+0+55 16a a 20a um amplificador de 1600w mim ajude ai por favor desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigo como faço pra fazer trás formado saida 55 0 55 15 amperes

    ResponderExcluir